O seu Browser não suporta FLASH....

CANAIS

  - Empresas/Entidades
  - Classificados
  - Bolsa de Emprego
  - Leilões
  - Fóruns
  - Chat
  - Jogos
  - Totojogos
  - Postais
  - A Figueira a 360º
  - Wallpapers  
  - Screensavers  
  - Mensagens SMS
  - Opinião
  - Foto-Reportagens
  - Galeria
  - Pesquisa Neste Site
  - Pesquisa Mundial
  - Sites em Destaque
 

PUBLICITAR

  - Página de Arranque
  - Adicionar a Favoritos
  - Divulgar
  - Contactos

 

 

 

 

Imperial Neptuna "invade" a Madeira

A Imperial Neptuna Académica (INA) - Tuna da Cidade da Figueira da Foz participou, entre os dias 3 e 6 deste mês, no II Festival Internacional de Tunas Académicas do Atlântico (FITAA), que se realizou na Ilha da Madeira, tendo ganho 3 prémios.
Conquistando o segundo lugar no "pódio", a tuna que representou a praia da Claridade venceu nas categorias de "Melhor Passa-calles", "Melhor Solista" e "Segunda melhor tuna".
Neste festival participaram, para além INA, a C.U.C.A. - Tuna da Faculdade de Letras do Porto, a Hinoportuna - Tuna do IP de Viana do Castelo (a grande vencedora do festival), a Tuna Veterinária de Cáceres, Espanha e a prata da casa: Tuna D´Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira e a Estudantina da Madeira, organizadores do FITAA.
Mais importante que os prémios a concurso foi o  convívio e espirito académico que foram uma constante. Em jeito de balanço da deslocação a terras de Alberto João Jardim, o presidente da INA, Pedro Jorge, considerou "ter sido positiva" a participação no festival, salientando "a boa recepção com que todas as tunas foram brindadas".

Sensação de injustiça

Mas nem só de música viveu o Festival madeirense, que incluiu no programa uma serie de actividades e iniciativas, como visitas a industrias locais, subidas de teleférico, jantares típicos, entre um sem números de actividades que não deram descanso aos jovens tunos.
Foi numa Sala de Congressos do Casino da Madeira, completamente a "abarrotar pelas costuras", que as 6 tunas presentes neste FITAA actuaram e proporcionaram um serão de Sábado (dia 5) bem diferente.
Mas na cerimónia de entrega dos prémios, ficou a sensação de injustiça para com a tuna da Figueira da Foz, no que respeita ao "Prémio Tuna mais Tuna", troféu atribuído à Hinoportuna de Viana do Castelo. O presidente da INA, refere que "os critérios em festivais são subjectivos mas o que importa é divulgar o nome das universidades e do concelho da Figueira da Foz".

(Re)encontro de figueirenses

Na sexta-feira (dia 4) ao final tarde, acontecia o desfile de tunas, que iria decidir o vencedor do prémio "passa-calles", junto à Sé Catedral, no Funchal, quando a Neptuna é surpreendida por uma comitiva de cerca de 50 figueirenses que se encontravam em excursão na Madeira.
Um desses conterrâneos era o ex-presidente da junta de freguesia de Tavarede, Simões Baltazar, que manifestou "o contentamento em encontrar amigos que dão alegria à Madeira, honrando o nome da Figueira".
Também Manuela Abreu, do Coral David de Sousa, ficou "surpresa" com este encontro. "É como sentir a Figueira no Funchal" salienta.Agora a Imperial Neptuna Académica começa já a pensar no 6º FITAFF, Festival Internacional de Tunas Académicas da Figueira da Foz que será realizado em Março de 2003. "Este é um dos melhores festivais realizados em Portugal e os apoios continuam a ser essenciais mas parece que há sectores na figueira que ainda não entendem assim", desabafa Pedro Jorge.

 


À conquista da Madeira


Actuação da Neptuna na Câmara


Actuação nas ruas


No Funchal com Figueirenses...


Na Câmara Funchalense com o Vereador Duarte Gomes


Neptunos na Marina do Funchal


Os vencedores do 'Passa Calles'


Um brinde à Coral


Produção de :: OCT@GONO ::
Todos os Direitos Reservados.